segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A saga do pedreiro!

Genteee Boa noite, hoje o dia foi tão corridinho! Mas consegui parar um pouquinho aqui!
Hoje o vizinho me ligou, dizendo que tomou a liberdade de pedir para um pedreiro cotar nosso muro, e ele fez um preço abaixo da média.
Estes vizinhos são um show, aliás, temos mais um próximo que tbém é gente boa!! E hoje descobri uma possível companheira de caminhada rsrs.É gente a tal política da boa vizinhança é super importante!
Mas enfim, quanto ao muro, agora estamos na dúvida, um pedreiro cobra R$ 800,00 para fazer os dois muros, e o outro cobra R$ 1.200,00.
Agora ficamos preocupados, não conhecemos o trabalho do que faz mais em conta.
O marido tem as medidas da casa "de cór e saltiado", porém, fazendo os cálculos ao inverso, tivemos que voltar na casa agora para refazer a medição do muro de novo, pode ser que o primeiro pedreiro tenha errado no cálculo, vamos torcer, porque se ele errou o preço vai cair.
Mandamos e-mail e pedimos "desconto", se ele refizer os cálculos e o vlr se aproximar, preferimos o primeiro, já temos segurança no trabalho dele.
Até Sábado, fechamos o assunto muro, se Deus quiser! Quem sabe na próxima semana o muro já começa a dar as caras?!

Em paralelo, aproveitei para dar uma pesquisada básica na net sobre pedreiro, e achei informações bem interessantes, vejam:

- Contrate por metro quadrado

Pagar por hora é complicado, cada vez as pessoas trabalham mais devagar pagando por dia, é só acompanhar que eles param para fumar um cigarro, conversar e sua obra, está lá parada. Portanto, opte sempre pela contratação por metro quadrado ou pelo valor final da obra, você sabe o quanto vai gastar e não foge disso quando o quesito é mão de obra.

- Acompanhe diariamente sua obra

Sim, vá todo dia e acompanhe o resultado. Dê sugestões, se mostre entendido para que gambiarras não sejam feitas, procure também manter seu engenheiro junto a obra, muitas só passam no final da obra, então procure encontrar alguém que acompanhe ao menos semanalmente sua obra.


- Controle o desperdício

Obra suja quer dizer desperdício de material, se você vê massa no chão, pisos quebrados, tijolos pelo chão. Tome cuidado! Muitas vezes você pode encontrar massa enterrada no quintal da sua casa, pois seus pedreiros não quiseram gastar tudo e resolveram jogar fora. Afinal, não são elas que estão pagando, não é mesmo?


- Não tenha medo de se impor

Você está pagando a obra, muitas vezes o pedreiro é teimoso e deseja fazer do jeito dele, se você sabe que ele está errado. Fale isso para ele e peça para ele fazer do jeito certo, mostrando que quem o contratou foi você e precisa exatamente do jeito que você quer e não dele.


- Ao terminar a obra, faça um contrato de conclusão

Evitar processos é essencial, mas também colocar uma clausula que o pedreiro se responsabiliza por problemas na sua obra é algo que você pode se organizar, afinal, se trincar uma parede ou uma cerâmica em menos de um ano é porque alguma coisa de errado foi feita. Com esse contrato você pode cobrá-lo na justiça. Mas lembre-se de autentificar as assinaturas!

- Material de segunda, nem pensar

Outro cuidado bem importante é que os pedreiros falam para utilizar material e segunda que não vai influenciar na obra. ATENÇÃO. Influencia na estética a curto prazo e a longo pode influenciar na estrutura da sua casa, se você já está construindo, opte pela qualidade e produtos de primeira qualidade.


- Controle sua obra

Jamais deixe sua obra nas mãos de uma pessoa que você não conhece. Procure saber de tudo sobre o pedreiro, visite casas que ele já realizou, peça informações acerca do trabalho e cuidado para não haver terceirização, ou seja, você contrata um bom pedreiro e ele manda seus contratados para lá, pode ter certeza de que alguma coisa de ruim vai acontecer. Então, para que isso não aconteça, controle tudo.
Por fim, faça todos os recibos, contratos tudo registrado em cartório para evitar problemas relacionados a justiça futuramente. Além disso, pesquise muito sobre seu pedreiro, pois bons pedreiros estão em escassez ultimamente, 99% dos que constroem casas, sofrem por causa desse profissional.


São coisas que já sabemos, mas não custa ouvir de novo né!!
Bom gente, por hoje é só, vamos torcer para nossa obra começar logo!
Abraços e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário